fbpx
Select Page

Vimos já no artigo anterior, “Tosquiar os cães: Sim ou não?”, que a tosquia total poderá não ser a melhor opção para o seu amigo de quatro patas. Mas então, que cuidados podemos e devemos ter, nesta altura de calor, para que eles tenham mais conforto?

Em primeiro lugar, o pêlo do seu cão, seja de que tipo for, deve ser bem cuidado, isto é, limpo, escovado com frequência, etc. Isto porque, não havendo estes cuidados, aí sim, o pêlo acabará por criar um “efeito de estufa” aquecendo em demasia o animal.

Mas então, Tosquiar os cães: Sim ou não? Já vimos que a tosquia não é uma necessidade só porque está mais calor. Até porque, a tosquiar, esta deve ser feita fora do verão, quando o animal não necessita tanto do pêlo para se proteger dos raios solares. Uma opção á tosquia será o chamado “desvaste”, que consiste em retirar o excesso de pêlo. Seja para retirar o excesso de pêlo ou, mesmo, retirar o pêlo morto, o grooming é uma opção para lidar com o verão. Nos espaços de grooming, além do já referido, também tratam do pêlo. Outra opção será também, para cães que sofram muito com o calor, o banho com escovagem, que promove a circulação de ar entre o pêlo, contribuindo para o arrefecimento do cão.

O mais importante é, quanto mais limpo e hidratado estiver o pêlo, menos nós irá formar, além disto, crescerá de forma homogénea, evitará a alteração de cor (oxidação) e melhor circulará o ar no pêlo, aumentando o arrefecimento do seu amigo.

Veja no próximo artigo, mais algumas dicas para ajudar o seu amigo de quatro patas.