Sabemos que a prática de exercício físico é necessária para a manutenção da nossa saúde e para evitar problemas futuros. Contudo, há quem acredite que só se consegue tal feito, praticando exercício diariamente. Mas será que é assim? Praticar exercício diário é sempre o melhor caminho?

Ao contrário do que se diz, exercício diário não é a única forma de obter resultados. O importante é que o exercício seja intenso e praticado a longo prazo.

72 horas é o prazo que o organismo necessita para recuperar depois de um treino logo, se treinar sempre as mesmas partes do corpo, diariamente, este não terá tempo para recuperar e será, também, mais provável lesionar-se.

Ou seja, a maioria das pessoas conseguirá, da mesma forma, obter resultados sem praticar exercício diário, desde que este seja intenso. O recomendado será treinar uma média de 3 dias por semana (fazendo sempre um dia de intervalo entre eles) mas de forma constante.

Os exercícios praticados devem, então, ser em períodos curtos mas muito intensos, seguidos de descanso. Um exercício benéfico, neste sentido, é o sprint na bicicleta.

Apesar de tudo isto, o recomendado é que consulta um especialista que ajude a definir os seus treinos, tendo em conta as especificidades do seu organismo e os objetivos que pretende atingir.