No artigo anterior, vimos alguns cuidados que devemos ter com o pêlo dos gatos. Neste artigo, iremos referir mais algumas dicas, especialmente, sobre a escovagem do pêlo. Saiba como fazer com que o seu gato tenha um pêlo de “meter inveja”!

É necessário, entre outros cuidados, escovar regularmente o pêlo dos gatos. A escovagem deve ser tão mais frequente quanto o comprimento do pêlo do gato. Isto porque, ao escovar, vai manter o pêlo do seu gato saudável, vai poder verificar a existência de feridas ou parasitas e vai, também, poder verificar possíveis alterações na coloração do pêlo, que podem estar dentro do normal, (como o escurecimento da ponta das patas, cauda e focinho) ou podem ser um sinal de alerta relativamente a outros problemas.

Existem gatos que realmente apreciam o ritual de escovagem e, nesses casos, aproveite este momento para ser uma altura de relaxamento e de criar uma ligação com o seu amigo de 4 patas. Mas, nos casos em que os gatos realmente não apreciam a escovagem, deve ter alguns cuidados e respeitar os limites do seu animal:

  • Deve ser um momento calmo e de relaxamento
  • Deve ser rotineiro (sempre a mesma hora e nos mesmos dias) para que este se habitue
  • Pode optar por, em vez de escovar todo de uma vez (este pode não aceitar bem), escovar várias vezes durante curtos períodos de tempo (1 minuto, por exemplo)

 

Saiba no próximo artigo, que dicas deve seguir, de acordo com o tipo de pêlo do seu gato.