Caminhar é saudável e relaxante, mas é preciso ter em consideração alguns fatores para o fazer da melhor forma possível. Informe-se, neste artigo, sobre o que precisa saber para aderir à “moda” das caminhadas.

Se vai começar a fazer caminhadas, tem que ter em atenção alguns cuidados antes de iniciar, durante e depois das caminhadas. Um cuidado importante é ser consistente, ou seja, deve praticar esta atividade com frequência e durante os mesmos períodos de tempo.

Deve recorrer, também, a calçado apropriado para caminhar (que é diferente, por exemplo, do de corrida). O calçado de caminhadas está preparado para vários tipos de terreno, é leve, permite a respiração dos pés e deve ser usado nem apertado nem largo, mas na medida certa.

Pode comungar a caminhada com outras atividades, como a corrida, subida de escadas, etc., isto vai estimular diferentes partes do seu corpo e gastar mais calorias.

Para evitar dores nos pés e pernas, tenha atenção á forma como coloca o pé no piso e usar também as sapatilhas adequadas ao seu tipo de passada. Nas lojas de artigos desportivos podem ajudar nesta parte.

Deve ter atenção a outros fatores, também, como a respiração correta, manter as costas direitas e o abdómen contraído, usar a música baixa, para perceber o que se passa a sua volta (e não correr perigos desnecessários), beba muita água, use roupas confortáveis e leves e, para terminar, deve sempre alongar antes e depois da caminhada.