Sabe que existem muitas informações erradas sobre o cabelo, a circular pela internet? Muito se fala e divaga mas nem tudo é de fiar. Descubra aqui, alguns mitos sobre os cuidados com o cabelo.

Mito 1: Cortar o cabelo com frequência fá-lo crescer mais rapidamente

A ciência mostra-nos que isto é mentira, uma vez que o cabelo cresce dos folículos no couro cabeludo, logo cortar simplesmente parte do fio de cabelo não vai alterar em anda o ritmo do seu crescimento no couro cabeludo.

Mito 2: Deveríamos escovar o cabelo 100x (ou seja, 100 movimentos) por dia

Obviamente, rara é a pessoa que tem tempo para tal. A crença por detrás deste mito é verdadeira, ou seja, escovar o cabelo ajuda a distribuir os óleos naturais. Contudo, 100 escovadelas são demasiadas e desnecessárias, até porque escovar o cabelo em demasia e com muita força, ou com uma escova pouco adequada, pode causar quebra, danos nas cutículas ou cabelo frisado. O importante é escovar o cabelo o suficiente para que este fique suave e sem nós, e para que ajude a distribuir os óleos desde a raiz , tornando o cabelo mais brilhante e estimulando o couro cabeludo.

Mito 3: Lavar o cabelo com água fria dá brilho

Embora no cuidado com a pele isto seja verdade, no que toca ao cabelo, não há evidências que comprovem tal teoria. Contudo, recomendam os especialistas que se aponte o chuveiro para os fios de cabelo e não para o couro cabeludo, para evitar danos ou pressão no mesmo.

Mito 4: Deve lavar o cabelo diariamente pois quanto mais produto usar, melhor

A lavagem completa (champô e condicionador) é suficiente 2 a 3 vezes por semana (dependendo do tipo de cabelo), o que manterá o cabelo nutrido e limpo. A lavagem e uso de produtos em excesso pode mesmo causar danos e quebra, desidratação, etc.

Saiba, no próximo artigo, mais alguns mitos sobre o cabelo.