Gestos como beber muita água para manter a pele e os lábios hidratados, bem como evitar tocar com as mãos nos lábios e arrancar as peles, ajudam a mantê-los protegidos.
O chamado sol de inverno que tem entrado pelas nossas janelas nos últimos dias pode ajudar-nos a matar saudades dos dias mais luminosos e quentes de verão, mas a verdade é que o frio já se faz sentir – e com ele chega a necessidade de adequar as nossas rotinas de beleza, prestando ainda mais atenção à hidratação e proteção da pele do rosto e das mãos, e também dos lábios.

Fruto das temperaturas mais baixas, do vento e da pouca humidade – sem esquecer a utilização da máscara social, que também tem as suas “consequências” -, os nossos lábios tendem a ficar mais secos e até mesmo gretados nesta altura do ano.

Gestos como beber muita água para manter a pele e os lábios hidratados, bem como evitar tocar com as mãos nos lábios e arrancar as peles, ajudam a mantê-los protegidos.

Para além disso, é importante fazer de tudo para não lamber os lábios – pode parecer um contra-senso, mas a verdade é que as enzimas digestivas presentes na saliva podem deixar os lábios irritados – e esfoliar os lábios de forma gentil, pelo menos uma vez por semana, de modo a potenciar a renovação celular e eliminar as células mortas.

Outro passo essencial é a hidratação regular – afinal de contas, não é por acaso que os bálsamos labiais e batons de tratamento se tornam nos nossos mais fiéis companheiros durante os meses mais frios do ano.

No campo da hidratação, é importante procurar cuidados específicos para o efeito, que tenham ingredientes emolientes e nutritivos, como a manteiga de karité.
Esfoliar

Utilizar um esfoliante específico é um passo essencial para manter os lábios bonitos e suaves: para além de ajudar a eliminar as células mortas e aliviar os lábios gretados, a esfoliação estimula a circulação sanguínea, potenciando a produção de colagénio e deixando os lábios com uma aparência naturalmente mais preenchida.

Antes de esfoliar os lábios, é importante garantir que estes estão limpos e secos. Para além disso, a esfoliação deve ser gentil o suficiente para não irritar a pele, recorrendo sempre a movimentos
circulares.
Hidratar

Hidratar é a palavra de ordem quando o tema é cuidados de inverno – e esta regra de ouro aplica-se não só à pele do rosto, do corpo e das mãos (mais “massacradas” nos últimos tempos devido à lavagem mais
regular e utilização diária de desinfetantes de mãos), mas também aos lábios.

Em stick, tubo ou boião, os produtos específicos para hidratar e nutrir são essenciais para combater os temíveis lábios secos ou gretados, tão comuns quando o tempo mais frio e menos húmido se faz
sentir.
Proteger

A par com a hidratação, a proteção dos lábios é igual e particularmente importante nos dias de inverno. Tudo isto, claro, sem esquecer o conforto (quantos de nós conhecem a sensação desconfortável de ter os lábios secos e gretados?), essencial em qualquer produto de lábios.
Rejuvenescer

Aplicar um batom de cor (especialmente se este batom for mate) é uma missão impossível quando temos os lábios secos ou gretados.

A hidratação diária dos lábios, a par com a esfoliação uma vez por semana, é um gesto essencial para podermos aplicar os nossos batons favoritos de forma confortável e eficaz.