Desengane-se quem pensa que os cabelos só merecem um cuidado especial no verão. No inverno, são sujeitos a várias agressões que deixam mazelas e retiram o seu brilho natural. Pequenos gestos são determinantes para acautelar gastos desnecessários, e assim chegar ao tempo quente com cabelos belos e sedosos.

Com o frio, a vontade de tomar banhos demorados e com água mais quente aumenta, mas isso não é aconselhável para quem quer manter uma pele e um cabelo saudáveis.

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para manter o cabelo bonito, forte e saudável:

Moderar a temperatura da água do banho, por maior que seja a tentação de querer ver-se bem longe do frio. O cabelo agradece, já que a água muito quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo, que se reflete num aspeto ressequido dos fios de cabelo. Além de que a reação do organismo pode passar por uma produção adicional desse óleo natural e os cabelos tornam-se mais oleosos e pesados. Assim, a água tépida é a recomendada para a lavagem dos cabelos.

Sair de casa com o cabelo seco, pois a diferença brusca de temperatura pode tornar o cabelo mais quebradiço e a humidade pode promover uma maior absorção de poluentes. Não esquecer, no entanto, que o uso do secador também tem os seus danos, pelo que dever-se-á utilizar previamente um protetor de calor, disponível também na sua farmácia. Aconselhe-se com o seu farmacêutico.

Quando as pontas ficam mais secas e quebradiças, a solução é “exterminá-las” com um bom corte.

Já no caso de cabelos mais secos, agravados pelo frio, massajar o couro cabeludo aplicando uma máscara nutritiva é um bom meio para manter os cabelos saudáveis. Quem opta por cabelos mais longos, tem de reforçar os cuidados, pois as pontas ficam mais ressequidas durante o inverno e, por isso, precisam de uma hidratação contínua.

No caso de utilizar coloração, a probabilidade de enfraquecimento aumenta, pelo que convém manter sempre os cabelos hidratados, utilizando cremes reparadores, sendo que existem várias opções disponíveis na farmácia.

 

Finalmente, se ocorrer uma perda de cabelo, é sinal de necessidade de hidratação para reestruturar os seus cabelos das raízes até as pontas. Em casos graves, há que consultar um dermatologista.