fbpx
Select Page

Problemas capilares não afetam só homens, especialmente se falamos de queda de cabelo. Estes têm diferentes causas e, por isso, diferentes soluções. Neste artigo, saiba como lidar com a queda de cabelo das mulheres.

Embora seja mais aceite nos homens, a queda de cabelo é também uma realidade para muitas mulheres. Contudo, existem já algumas soluções para estes.

A queda de cabelo (também chamada de alopecia) afeta cerca de 25% das mulheres entre os 25 e os 65 anos, que cada vez mais recorrem a tratamentos para lidar com este problema.

Mas porque acontece a queda de cabelo, com a progressão da idade? Isto acontece porque, quando envelhecemos, a qualidade do cabelo que o nosso organismo produz é menor. Este problema agrava-se, nas mulheres, com a menopausa pois, neste caso, nas mulheres a partir dos 50 anos, a taxa cresce para 50% de pessoas afectadas. Verifica-se este fenómeno devido á menor produção de estrogénio pelo organismo, favorecendo a acção da testosterona, a hormona masculina. Isto faz com que as mulheres sofram de queda de cabelo designada por androgénica, uma vez que é pela ação das hormonas masculinas presentes no nosso organismo.

Mais uma vez, verificamos que isto acontece porque o 5 alfa-reductase (uma enzima) transforma a testosterona presente no nosso corpo, em dht (que é uma forma mais agressiva desta enzima que age contra os folículos).Ou seja, o tratamento passa por impedir a acção desta enzima.

Contudo, perder cabelo é natural, faz parte do Ser Humano, perdemos entre 50 a 100 cabelos por dia. Ou seja, se a sua queda for, durante alguns dias, mais acentuada que estes valores, deverá procurar um especialista.

No próximo artigo, explicaremos mais algumas informações sobre a queda de cabelo feminino e como lidar com ela. Não perca!