Problemas capilares não afetam só homens, especialmente se falamos de queda de cabelo. Estes têm diferentes causas e, por isso, diferentes soluções. Neste artigo, saiba como lidar com a queda de cabelo das mulheres.

Embora seja mais aceite nos homens, a queda de cabelo é também uma realidade para muitas mulheres. Contudo, existem já algumas soluções para estes.

A queda de cabelo (também chamada de alopecia) afeta cerca de 25% das mulheres entre os 25 e os 65 anos, que cada vez mais recorrem a tratamentos para lidar com este problema.

Mas porque acontece a queda de cabelo, com a progressão da idade? Isto acontece porque, quando envelhecemos, a qualidade do cabelo que o nosso organismo produz é menor. Este problema agrava-se, nas mulheres, com a menopausa pois, neste caso, nas mulheres a partir dos 50 anos, a taxa cresce para 50% de pessoas afectadas. Verifica-se este fenómeno devido á menor produção de estrogénio pelo organismo, favorecendo a acção da testosterona, a hormona masculina. Isto faz com que as mulheres sofram de queda de cabelo designada por androgénica, uma vez que é pela ação das hormonas masculinas presentes no nosso organismo.

Mais uma vez, verificamos que isto acontece porque o 5 alfa-reductase (uma enzima) transforma a testosterona presente no nosso corpo, em dht (que é uma forma mais agressiva desta enzima que age contra os folículos).Ou seja, o tratamento passa por impedir a acção desta enzima.

Contudo, perder cabelo é natural, faz parte do Ser Humano, perdemos entre 50 a 100 cabelos por dia. Ou seja, se a sua queda for, durante alguns dias, mais acentuada que estes valores, deverá procurar um especialista.

No próximo artigo, explicaremos mais algumas informações sobre a queda de cabelo feminino e como lidar com ela. Não perca!