Para quem sofre de pele sensível pode ter dificuldade em encontrar cosméticos que não causem irritabilidade. São mencionados muitos ingredientes com nomes complicados e usadas estratégias de marketing menos transparentes. Como ter certeza se usa os produtos mais adequados e saudáveis para proteger a sua pele? Neste artigo, vai poder aprender como identificar produtos agressivos nos cosméticos.

Fragrâncias sintéticas, por exemplo, podem causar problemas a pessoas com pele sensível ou problemas de asma, e estão presentes em muitos produtos de cuidados de beleza e de higiene. Estes produtos têm fragrâncias para adicionar um odor agradável mas estão ligados a problemas como dermatite, dores de cabeça, problemas respiratórios, etc.

Para evitar estes produtos, procure produtos com óleos essenciais em vez de fragrâncias sintéticas u então produtos sem odor (para quem tem grande sensibilidade dermatológica).

Outro produto muito presente nestes produtos é o sulfato de sódio (ou SLS), que retira os óleos protetores naturais da sua pele e causa irritações. Existem, como alternativa, os produtos com Sulfato de Sódio de Côco (SCS) ou mesmo sem Sulfato de Sódio.

Outro produto a evitar é o alcool etílico ou etanol, pois resseca e irrita a pele, tornando-a mais sensível a outras agressões. (este produto pode conter vários nomes, por isso, procure produtos terminados em “ol”, como calciferol, tocopherol, entre outros. Para evitar estes produtos, procure artigos sem álcool e com protetores de pele.