Sofre de pernas inchadas ou conhece quem sofra? Descubra, neste artigo, como evitar o inchaço das pernas.

O inchaço das pernas pode ser derivado a um funcionamento incorrecto das veias, por estas estarem obstruídas ou por insuficiência das válvulas. Ou seja, as veias têm pequenas válvulas que ajudam o sangue a circular desde os pés até ao coração. Um mau funcionamento neste processo, causa insuficiência venosa. Neste caso, o sangue volta para trás e acumula-se nas veias das pernas, que incham, podendo levar, também, ao aparecimento de varizes.

A exposição ao calor, alterações hormonais, gravidez, trombose venosa e doenças cardíacas são, também, outras causas do inchaço das pernas. Neste sentido, deve consultar um especialista para determinar a origem do problema.

Contudo, existem alguns cuidados que pode ter para prevenir este tipo de problema, como:

  • Ter uma alimentação saudável e variada, incluindo legumes, fruta e líquidos e evitando gorduras, sal, açúcar e produtos processados, sempre que possível
  • Deve evitar permanecer na mesma posição durante muito tempo, pois os músculos e as articulações necessitam do movimento para incentivar a circulação do sangue. Pode também praticar exercício físico (exemplo, caminhar 1h/dia) para promover a circulação do sangue
  • Evitar o uso de roupas apertadas
  • Evitar álcool e café
  • Evitar a exposição ao calor

Existem também um conjunto de tratamento a que pode recorrer para aliviar a dor e o inchaço das pernas, tais como, drenagem linfática, pressoterapia, etc.