Por vezes, é difícil resistir aqueles olhares implorantes dos nossos amigos de quatro patas, quando estamos a comer. Contudo, é preciso ter alguns cuidados com o que lhes damos. Descubra, neste artigo, cães: alimentos tóxicos que não devem consumir.

Existem alimentos que fazer parte da nossa alimentação mas que são prejudiciais para os cães. Se tem o seu amigo dentro de casa e, especialmente, com acesso à cozinha, deve ter noção do que não pode deixar ao seu alcance.

Se acontecer, contudo, a ingestão destes alimentos, acidentalmente, deve contactar o veterinário para perceber se há algo que possa fazer, para evitar problemas de saúde do seu amigo.

Saiba agora quais os alimentos tóxicos para eles e porquê:

  • Chocolate e produtos com cafeína: têm presente a metilxantinas, que estimulam o sistema nervoso central. Os sintomas podem ser variados, como aumento da sede, diarreia, vómitos, rigidez muscular, coma, etc. Estes sintomas existem porque esta estimulação no sistema nervoso causa alterações neste e lesões no músculo esquelético e cardíaco, podendo levar a complicações como arritmias, falência respiratória, etc.
  • Uvas e Passas: Este alimento não causa alterações em todos os cães, mas existem alguns que apresentam toxicose com a ingestão deste alimento. Apresentam então sintomas como desidratação, vómitos, diarreia, tremores, podendo levar a falência renal
  • Xilitol: Sendo um adoçante natural usado em alguns alimentos (como pastilhas elásticas, gelatinas, pudins, pasta de dentes, etc.) Se consumir uma pequena quantidade, o cão pode sofrer uma descida do nível de açúcar no sangue mas em maiores quantidades pode provocar lesões no fígado. Os sintomas são vómitos, depressão, fraqueza, convulsões, coma, etc.
  • Massa de pão: Quando crua, esta masse pode causar alterações a nível mecânico ou bioquímico nos cães. A massa acaba por fermentar dentro do estômago do cão, dilatando e levando a uma torção do estômago e dificultando a respiração deste.
  • Cebolas e alhos: Tal como o cebolinho e o alho-porro, estes alimentos podem causar lesões nos glóbulos vermelhos e a nível gastrointestinal. Os sintomas são apatia, vómitos, diarreias, etc.
  • Nozes-macadâmia: O consumo deste alimento por parte dos cães causa vómitos, hipertermia, fraqueza, etc., pois afeta a função nervosa do animal.
  • Abacate: Possui persina, o que pode causar lesões a nível cardíaco