O mau hálito pode ser um problema incomodativo na nossa vida. Existem alguns problemas de saúde (ou mesmo halitose) que podem ser responsáveis por este incómodo. Saiba, neste artigo, alguns alimentos que pode usar contra o mau hálito.

Para combater a halitose, é obviamente muito importante manter uma boa higiene oral, pois será a melhor forma de manter a saúde da sua boca e impedir odores incomodativos. Contudo, por vezes, esta não é suficiente. Neste caso, pode recorrer a alguns alimentos que ajudam a combater os odores.

A halitose, sendo um conjunto de maus odores que surgem na boca, pode advir de vários fatores como higiene oral insuficiente, problemas digestivos, estilo de vida, o tipo de alimentos consumidos (que potenciam o mau hálito), o uso do tabaco, problemas de saúde variados, etc.

Para combater este problema, deve escovar os dentes com frequência (com uma pasta de dentes com flúor) e a língua, usar fio dental e ir, com alguma frequência, ao dentista para fazer check-ups e limpezas e mudar a escova de dentes com frequência (a cada 2 ou 3 meses). Deixar o tabaco, beber água e evitar o consumo de açúcar são mais alguns cuidados que pode ter para evitar a halitose.

Além disto, pode acrescentar, na sua alimentação, os seguintes alimentos, que diminuem e produção de odores desagradáveis na boca:

  • Ervas aromáticas (como a salsa, coentros, hortelã, alecrim e manjericão, que mantém o hálito fresco)
  • Frutas e vegetais (alimentos crocantes) que ajudam a produzir saliva e, consequentemente, evitar a acumulação de bactérias na boca)
  • Gengibre (usado também para problemas digestivos, como anti-inflamatório e antimicrobiano, logo, terá também efeito na prevenção da halitose)
  • Laranja, Kiwi ou outros alimentos com vitamina C (reforçam o sistema imunitário e impedem a acumulação de bactérias)
  • Chá verde (além de refrescante, possui antioxidantes que reforçam o sistema imunitário, melhorando o hálito)
  • Iogurte (pois tem bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora da boca, reduzindo as bactérias
  • Pode usar também pastilhas elásticas, que ajudam a manter o hálito fresco e com um odor agradável.