Numa altura em que (quase) todos estamos a fazer um esforço para deixar uma menor pegada ambiental, seja a diminuir o consumo de carne ou a cortar com o plástico, há um aspeto do nosso quotidiano que continua a ter um impacto ambiental bastante elevado.

Falamos da rotina capilar – os champôs, condicionadores (já para não falar dos óleos, sprays e séruns) em garrafas de plástico de uso único, a água que deixamos correr sem necessidade e as lavagens excessivas, contribuem para que este momento do nosso dia a dia deixe a sua marca no ambiente.

Tente adotar alguns destes comportamentos para tornar a sua rotina capilar mais sustentável, sem abrir mão da sua qualidade.
Experimente champôs sólidos

Muitas marcas estão agora a incluir o champô sólido no seu arsenal de produtos. Este funciona exatamente como um champô normal, sem requerer o uso de plástico excessivo nas suas embalagens.
Troque os óleos capilares de supermercado por óleo de coco

Certamente já sabe que o óleo de coco é um ingrediente incrível para incluir na sua rotina capilar. Experimente trocar os óleos de hidratação que vêm em embalagens de plástico pelo de coco, que vem em embalagens de vidro que depois pode reaproveitar.
Desligue a água

Esta parece óbvia, mas na realidade quem é que não é culpada de, ocasionalmente, deixar a água a correr enquanto o condicionador atua? Aproveite que o tempo está a começar a aquecer e livre-se desse hábito.
Reduza o número de lavagens

Esta dica não serve apenas para ser mais amiga do ambiente. Habitue o seu cabelo a menos lavagens por semana: o seu couro cabeludo acaba por se habituar, produzirá menos óleo e irá notar o cabelo mais saudável.

Invista numa boa escova

Escovar o cabelo regularmente com uma boa escova – de preferência com fibras vegetais- faz com que o óleo produzido pelo couro cabeludo se espalhe pelo comprimento dos fios capilares, sem ter que ficar acumulado apenas na parte de cima do cabelo.
Experimente coloração vegetal

Se costuma pintar o seu cabelo, experimente trocar as suas tintas habituais por umas de origem vegetal. Hoje em dia as opções são muitas e vai melhorar a saúde do seu cabelo, pois estas são menos agressivas para o fio capilar.