Quem tem cabelo encaracolado, necessita de cuidados extra para poder ter um look perfeito. Aqui ficam os 10 passos para teres uns caracóis perfeitos:

  1. Evitar lavar diariamente o cabelo – Tenta lavar 3 a 4 vezes no máximo porque normalmente o cabelo no dia a seguir já seca por completo e os cachos estão bem mais definidos.
  2. Os caracóis gostam de produtos suaves! – O ideal é usar champôs o mais naturais possível que desembaraçam e conseguem hidratar a fundo.
  3. Hidratar bem o cabelo é fundamental – Para além do condicionador, as máscaras de hidratação, específicas para cabelos ondulados são fundamentais.
  4. Desembaraçar o cabelo durante a lavagem – Pode usar os dedos ou, caso seja necessário, um pente “garfo” de dentes muito largos específico para caracóis.
  5. Tirar o excesso de água sem toalha primeiramente – De seguida pode usar a toalha, de preferência de algodão. Não esfregar o cabelo com a toalha, apenas absorver suavemente o excesso de água, mas sempre respeitando o cabelo e os caracóis que, entretanto, se começam a formar. Deve fazer o movimento com a mão aberta, que se levanta e fecha suavemente à volta dos mesmos.
  6. Aplicar o definidor de caracóis com o cabelo molhado – Usar produtos em textura creme e evitar espumas por secarem os caracóis.
  7. Secar ao ar livre sempre que possível – Quando usar o secador, fazer sempre com o difusor. Deve aplicar antes, um produto de proteção do calor, imprescindível para proteger os fios. Se pretender definição e algum volume, pode secar com o difusor na mesma, mas com a cabeça para baixo.
  8. Humedecer as mãos com água nos dias que não lavar o cabelo – Com as mãos pode ir moldando os caracóis.
  9. Usar produtos para caracóis que podem ser usados no cabelo seco – Nos dias que não for lavar pode usar esse tipo de produtos para ter uma definição extra.
  10. Muito cuidado com a escolha da pessoa que lhe vai cortar o cabelo – Nem toda a gente domina a técnica de cortar cabelo encaracolado! Por isso, convém escolher bem a pessoa a quem vamos confiar os nossos caracóis!