Conheça os segredos comuns a todas as dietas que realmente funcionam segundo as explicações da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.
1. Começam com um pequeno-almoço equilibrado
Tomar um pequeno-almoço adequado (completo, variado e equilibrado) contribui para os níveis de atenção, concentração e memória, bem como para prevenir doenças como a diabetes e ajuda no controlo do peso. Do pequeno-almoço podem fazer parte a fruta, o pão e o leite, mas outras alternativas podem e devem
existir pois variar é um dos princípios da alimentação saudável.
2. Contêm sopas de hortícolas
A sopa é um prato de excelência e nutricionalmente rico, pela quantidade de vitaminas, minerais, fibras e água, importantes para o bom funcionamento do organismo e para auxiliar no controlo do apetite. Inicie as refeições principais com sopa e vá variando os hortícolas que utiliza na sua confeção.
3. Privilegiam a hidratação
Escolha a água como bebida de eleição. A correta hidratação contribui para o melhor funcionamento do organismo. A evidência científica indica-nos que parece existir uma associação entre a hidratação inadequada e um índice de massa corporal elevado, bem como entre a hidratação inadequada e a obesidade. A recomendação é que se beba entre 1,5 a 2 litros de água por dia, em pequenas quantidades de cada vez e de forma frequente ao longo do dia.
4. Fazem refeições planeadas
Planear é um dos segredos para uma escolha alimentar mais acertada. Planeie as suas refeições com antecedência e faça uma lista de compras dos alimentos que precisa para a semana. Prefira os alimentos não processados ou menos processados e esteja atento aos rótulos.
5. Não saltam refeições
Evite passar muito tempo sem comer. Fazer cinco a seis refeições distribuídas ao longo do dia, permite manter estáveis os níveis de glicemia (concentração de açúcar no sangue) e prevenir que ingira alimentos em excesso nas refeições principais.
6. Cortam no açúcar, no sal e gorduras
Evite os produtos alimentares com elevados teores de açúcar, sal e gorduras. Use os rótulos para fazer uma melhor escolha: no início da lista de ingredientes encontrará aqueles que estão presentes em maior quantidade e no fim os que estão presentes em menor quantidade no alimento. Para reduzir o sal nas confeções, substitua-o por ervas aromáticas ou especiarias.
7. Evitam os alimentos processados
Opte por alimentos frescos e minimamente processados, como os hortícolas, a fruta e as leguminosas secas. Uma sugestão é reparar na lista de ingredientes. Geralmente os alimentos processados apresentam um elevado teor de açúcar, sal e gordura.
8. Valorizam os hortofrutícolas
A fruta e os hortícolas são alimentos com elevada densidade nutricional, apresentando elevados teores de vitaminas e minerais. A sua riqueza em água e fibra alimentar contribui para o aumento da saciedade, prevenção da obesidade e regulação do trânsito intestinal.
Comentários recentes