Apesar de sabermos que a laranja é uma das principais fontes de vitamina C, um nutriente muito necessário para o nosso organismo, a verdade é que a podemos encontrar noutros alimentos. Descubra quais, neste artigo, sobre fontes de vitamina C além da laranja.

Sempre que falamos em vitamina C, imediatamente pensamos em laranjas. Contudo, este não é o único, nem o que tem a maior quantidade de vitamina C. Informe-se, neste artigo, sobre quais os alimentos onde consegue obter mais vitamina C.

A vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do organismo e é importante que esteja presente na nossa alimentação. Estes são os alimentos onde pode obter vitamina C (ou ácido ascórbico), além da laranja:

  • Pimento cru: uma salada com este alimento contém cerca de 90mg de vitamina C (cada 100g de pimento), além de ter também outros nutrientes como vitamina A, fibra, Vitamina B6 e K, além de possuir poucas calorias
  • Kiwi: cada 100g tem cerca de 72mg de vitamina C e tem também fósforo, magnésio, fibra e potássio, além de um índice glicémico reduzido
  • Papaia: cada 100g tem poucas calorias e 68 mg de vitamina C
  • Couve portuguesa cozida: pode utilizar em sopas ou como acompanhamentos. Cada 100g tem 50mg de vitamina C, fibra, vitamina A e ácido fólico
  • Couve de Bruxelas cozida: 100g=60mg de vitamina C, fibras, minerais, cálcio, magnésio, etc.
  • Couve roxa crua: 100g= 57g vitamina C, poucas calorias, alto teor de fibra, proteína, vitamina A e minerais

É importante, como referimos, o consumo de vitamina C na sua alimentação pois é esta que auxilia o organismo, reforçando os ossos, dentes e tecidos (músculos, pele, etc.) e do sistema imunitário, mais facilidade de cicatrização e na absorção do ferro, equilíbrio da pressão arterial e prevenção de algumas doenças. É recomendado o consumo de cerca de 75 mg/dia para as mulheres e 90mg para os homens